CIRURGIAS
Cirurgia de retina e vítreo

instituto-de-olhos_cirurgia-de-retina04

Nosso Hospital disponibiliza aos seus pacientes toda a segurança e tecnologia de um dos aparelhos mais modernos do mundo para a realização de cirurgias de catarata e descolamento de retina: o Constellation® Vision System, um produto Alcon® com qualidade certificada. Este sistema estabelece um novo padrão em controle de cirurgias, proporcionando maior desempenho em cirurgias de retina e vítreo. O Constellation® Vision System combina alta velocidade em vitrectomia (ULTRAVIT®) com um ciclo de trabalho controlado pelo cirurgião, controle integrado de infusão pressurizada e compensação de PIO, além de iluminação de xenônio avançada e componentes V-LOCIT® para eficiência cirúrgica.


Este novo sistema garante aos nossos pacientes mais segurança, confiança e tranquilidade em seus tratamentos de retina e vítreo, e de catarata.


A Cirurgia Vitreorretiniana mudou para sempre


Vitrectomia via pars plana é a principal cirurgia de retina. É uma cirurgia trabalhosa que envolve o tecido nervoso do olho (retina), porém quando realizada por um bom cirurgião e em certas doenças apresenta um excelente resultado. A cirurgia no IOL é feita com o aparelho Constellation que proporciona técnicas e abordagens completamente novas na cirurgia vitreorretiniana.


Vantagens do Sistema Constallation

Utilização de sondas ULTRAVIT de alto desempenho: 5000 cpm de alta velocidade com ciclos controlados pelo cirurgião reduz as lesões iatrogénicas e complicações pós-operátorias:


  • Permite ao cirurgião trabalhar mais próximo da retina utilizando menor tração;
  • Sonda pneumática dual proporciona cortes mais eficazes de até 5.000 cpm e além;
  • Maior versatilidade permite que a sonda seja uma ferramenta multifuncional.


Ciclo de trabalho controlado pelo cirurgião: O ciclo de trabalho variável e de alta velocidade único do CONSTELLATION* Vision System proporciona aos cirurgiões verdadeira versatilidade e controle durante todo o tempo. Ao controlar o fluxo independente do vácuo e em qualquer razão de corte, os cirurgiões podem fazer mais:


  • Mais precisão e confiança para os procedimentos mais delicado;
  • Maior controle de corte e aspiração.


Controle estável da pressão intra-ocular (PIO): Com ajustes da infusão em tempo real, o CONSTELLATION* Vision System proporciona uma nova medida do controle e estabilidade da PIO.


  • Possui tecnologia exclusiva de sensor de fluxo não-invasivo da Alcon*;
  • Compensa e fornece controle e estabilidade da pressão da infusão;
  • Possibilita estabilidade ocular excepcional e constante.


instituto-de-olhos_cirurgia-de-retina02

Sistema MIVS da Alcon: Uma coleção completa de instrumentos cirúrgicos, o sistema MIVS proporciona versatilidade, estabilidade e controle exclusivos para enfrentar qualquer desafio da vitrectomia com facilidade.


  • Ferramentas de microincisão proporcionam melhor acesso dentro do olho para casos complexos;
  • Produtos de menor calibre requerem incisões menores e são menos traumáticos para o olho, não necesitando de pontos;
  • Permite recuperação visual e cicatrização mais rápidas e melhor conforto ao paciente;
  • Cânulas com válvulas proporcionam um sistema fechado para o verdadeiro controle da PIO em qualquer tipo de caso.


Componentes de eficiencia V-LOCITY: o CONSTELLATION*Vision System permite a configuração perfeita e direta para a cirurgia de vitrectomia:


  • ENGAUGE*RFID reconhece automáticamente cada dispositivo conectado;
  • Os conectores coordenados por cores e números eliminam os erros de configuração;
  • Scanner de código de barras garante o relato preciso;
  • A inicialização com o aperto de um botão proporciona uma sequência de inicialização MIVS mais rápida;
  • Tutoriais em video ajudam os usuarios a realizar configurações mais rapidas e livres de erros.


instituto-de-olhos_cirurgia-de-retina01


Durante o procedimento o médico pode optar por injetar um gás, o C3F8, ou uma camada de óleo de silicone no interior do olho, objetivando manter a retina colada e evitar que ela se solte no período pós-operatório. O gás é absorvido pelo organismo após um tempo, já o óleo, necessita ser retirado cirurgicamente, o que leva a programação de uma segunda cirurgia. Esta substância tem o objetivo de “empurrar” a retina contra a parede o globo ocular, assim a mantendo “colada”. Veja na imagem abaixo.


Posição após a cirurgia de vitrectomia: no período de recuperação da cirurgia o paciente, na maioria das vezes, deve realizar a posição de cabeça- sempre fique olhando para baixo: nuca para cima, nariz apontando para baixo. É uma posição incômoda mas muito importante para recuperação visual.



instituto-de-olhos_cirurgia-de-retina06

instituto-de-olhos_cirurgia-de-retina05



A Dra. Giulianna Limongi, responsável pelo departamento de retina do IOL se atualiza constantemente com informações advindas dos melhores centros de retina do mundo.